You are here:-, Bem Estar, Saúde-Suco detox: confira as melhores receitas e seus benefícios à saúde

Suco detox: confira as melhores receitas e seus benefícios à saúde

Com muitos nutrientes e poucas calorias, o suco detox virou um queridinho tanto de quem faz dieta como daqueles que apenas querem manter a saúde. Mas o que há de tão especial nesse suco? As receitas costumam levar ingredientes frescos como frutas e verduras, numa junção que agrega sabor, fibras e vitaminas. Como você pode perceber, não há apenas uma fórmula e sim muitas possibilidades que seguem os princípios dessa abordagem em preparo de sucos.

Para ter todos os benefícios das substâncias ingeridas, os nutricionistas sugerem a ingestão de cerca de meio litro (500 ml) de suco detox por dia. Parece muito? Com a variedade de receitas e sabores, você nem perceberá quando tomar um pouco a mais. Somente assim é possível perceber as vantagens na melhoria da saúde.

Há ainda outras dicas que você pode implementar no dia a dia para melhorar a saúde e a disposição. Sempre prefira ingerir o suco detox meia hora antes ou depois das refeições. Isso facilita a digestão e a absorção dos nutrientes. Além dos benefícios já mencionados, essas receitas ajudam a fortalecer o sistema imunológico e emagrecer. Devido às vitaminas presentes nas receitas, é possível observar várias mudanças em termos estéticos. Pele e cabelo estão estre os aspectos mais favorecidos à primeira vista, esbanjando mais vitalidade.

Confira algumas receitas simples e práticas de fazer. Além das versões coloridas – suco amarelo, verde, vermelho, laranja – você aprenderá a fazer as opções mais clássicas, com gengibre, por exemplo.

1- Suco verde

O suco verde é um dos carros-chefes quando se trata de suco detox. Muitas pessoas associam diretamente a ele o conceito por trás dessa bebida saudável. E não é para menos: as primeiras versões que fizeram sucesso no Brasil tinham ingredientes incomuns ao nosso paladar em termos de bebida, como a couve. Fato é que o sabor dela é quase imperceptível e sobram os nutrientes para trazer benefícios à saúde. Vale deixar o preconceito de lado e apostar na receita a seguir.

Ingredientes:

Couve (em média, 1 folha)

Um pedaço de pepino sem casca

Suco da metade de um limão

1 maçã sem casca

Água de coco (150 ml)

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes, coe e beba na sequência, sem adoçar com a açúcar – a maçã terá essa função na mistura.

2- Suco vermelho

A beterraba é um dos ingredientes mais nutritivos quando se pensa em suco detox. Além disso, sua cor exuberante faz tudo parecer mais saboroso. Também não criamos plenamente o hábito de inseri-la em bebidas do dia a dia, apenas quando há recomendação médica. Mas note que a beterraba já tem um leve sabor adocicado e vai fazer maravilhas para quem sofre ou está perto de quadros de anemia. Ou seja, apenas benefícios em muitos sentidos. Confira como fazer essa mistura deliciosa.

Ingredientes:

Couve (4 folhas)

2 maçãs sem casca

6 folhas de hortelã

2 beterrabas

Gengibre ralado (uma colher pequena)

1 pepino

250 ml de água

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba na sequência. O consumo deve ser feito logo em seguida para manter as propriedades nutritivas da bebida.

3- Suco laranja

Cheio de cor e vitamina C, esse suco detox traz a laranja, fruta que faz parte do cardápio da maioria dos brasileiros. Ao invés de toma-lo puro, no café da manhã, é possível agregar outros benefícios fazendo uma mistura mais completa. A laranja é uma fruta muito acessível e pode ser consumida durante o ano todo em suas mais diversas variedades.

Ingredientes:

1 limão

2 laranjas

Alface (algumas folhas)

150 ml de água

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida. Use laranjas doces, da época, para evitar a necessidade de incluir açúcar.

4- Suco amarelo

Outro ingrediente muito comum no cardápio brasileiro, o abacaxi entra como uma opção refrescante de suco detox. Especialmente no verão, traz aquela sensação de aliviar o calor e serve como uma deliciosa sobremesa. Juntos aos ingredientes a seguir, seu suco vai alcançar outro nível de sabor e sofisticação.
Ingredientes:

Abacaxi (1 fatia)

Meio copo de água gelada

1 pedaço de pepino

1 maçã verde

Gengibre ralado (1 colher pequena)

Chia (1 colher pequena)

Couve (1 folha)

Modo de preparo: Bata os ingredientes, coe e beba. Caso o abacaxi esteja muito ácido, adoce com açúcar mascavo.

5- Melancia com gengibre

Não poderia faltar a melancia como ingrediente de algum suco detox. Uma fruta que hidrata e refresca ao mesmo tempo, é uma excelente opção para o verão. Também é muito acessível no Brasil e rende bastante suco. A mistura a seguir vai realçar ainda mais o sabor dessa fruta.

Ingredientes:

3 fatias de melancia (sem semente)

Linhaça (1 colher pequena)

Gengibre ralado (1 colher pequena)

Modo de preparo: Bata os ingredientes, coe e beba. Como a melancia costuma ser uma fruta doce, não há necessidade de adoçar.

6- Tomate

O tomate é um fruto que serve para o preparo de pratos salgados e também para diversas bebidas. Nem todo mundo tem o hábito de inclui-lo como ingrediente de suco detox, mas isso está mudando aos poucos diante de tantos benefícios para a saúde. Veja como fazer o tomate mais presente no seu dia a dia.

Ingredientes:

Meio copo de suco de tomate

Suco de limão (25 ml)

Água

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em um recipiente (não precisa bater no liquidificador) e adicione gelo antes de beber.

7- Cenoura com maçã

Assim como usamos cenoura para fazer bolo, que tal apostar nessa possibilidade como suco detox – um tanto mais saudável e benéfica para a sua saúde? Levemente adocicada, a cenoura dá um sabor extra a qualquer receita.

Ingredientes:

2 maçãs

1 cenoura

1 pepino

Chia (2 colheres)

400 ml de água de coco

Couve (1 folha)

Hortelã (6 folhas)

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva. Não é necessário coar.

8- Gengibre com hortelã

Essa opção de suco detox agrega frescor e saúde na mesma medida. Nada melhor para os dias quentes, quando há necessidade de hidratação constante. Além disso, a mistura é ótima para quem precisa de uma força a mais para sair de uma gripe, por exemplo.

Ingredientes:

Meio copo de água de coco

Melão (1 fatia)

Gengibre (1 colher pequena)

Hortelã e gelo a gosto

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Adoce se for necessário, com um pouco de açúcar mascavo.

9- Abacaxi com hortelã

Essa mistura é uma das preferidas para suco detox e sorvetes em geral. Ajuda a limpar o organismo, refrescar e tem um sabor delicioso.

Ingredientes:

Meio copo de água

Abacaxi (1 fatia)

Salsão (1 talo)

Gelo

Modo de fazer: Bata os ingredientes no liquidificador e coe tudo. Beba em seguida.

10- Goji Berry e morango

Goji berry é uma fruta que está na moda e harmoniza perfeitamente com morangos. Uma versão refinada de suco detox.

Ingredientes:

1 xícara de morango

Goji berry (1 colher)

Água de coco (200 ml)

Suco de uva branca (2 colheres de sopa)

Gelo

Modo de fazer: Bata os ingredientes no liquidificador e coe tudo. Beba em seguida.

Com tantas opções de suco detox, fica muito mais simples manter a sua dieta em dia ou mesmo reforçar o sistema imunológico com tantos nutrientes. Algumas orientações ainda são necessárias para você obter os melhores resultados nesse processo. Primeiramente, sempre opte por produtos orgânicos, especialmente quando usar a casca das frutas. A concentração de agrotóxicos é maior na superfície e, no caso de morangos, por exemplo, não há como evitar 100% da contaminação.

Se você não tiver a possibilidade de adquirir produtos orgânicos, que costumam ser mais caros, lave bem frutas e verduras antes de fazer o seu suco. Ainda é preciso ficar atento a algumas receitas que levam frutas ácidas, por exemplo. Aqueles que apresentam disfunções no sistema digestivo, como a gastrite, devem evitar essas opções durante o tratamento.

A orientação de tomar o suco detox logo após o preparo é essencial pois, em algumas horas, as propriedades nutritivas já se perderam. Nesse sentido, também não é possível congelar as receitas para ingestão posterior. Fique atento às frutas da época para garantir receitas mais doces, assim, é possível evitar a adição de açúcar. Inclusive, o açúcar refinado é um dos grandes vilões para saúde – passe longe dele e opte pelo mascavo ou orgânico.

Quer conhecer mais opções de suco detox para aprimorar a sua dieta? Deixe aqui o seu recado e nos acompanhe nas redes sociais.

O suco detox pode fazer milagres para a sua saúde e também para a sua dieta. Confira 10 receitas deliciosas e refrescantes para se deliciar o ano todo.

By | 2017-12-27T17:14:15+00:00 dezembro 27th, 2017|Categories: Beleza, Bem Estar, Saúde|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Leave A Comment