You are here:--Óleo de Prímula: O Melhor Amigo das Mulheres

Óleo de Prímula: O Melhor Amigo das Mulheres

Acredito que poucas pessoas conheçam o Óleo de Prímula, e principalmente, que poucas mulheres saibam como ele pode ser um Grande Amigo nosso para diversas situações! Mas podem ficar tranquilas, porque quando o assunto é saúde, eu estou sempre buscando novidades e informações pra compartilhar aqui com vocês. Então vamos nessa!

O que é Óleo de Prímula?

O Óleo de Prímula é extraído das sementes da Prímula, cujo nome cientifico é Oenothera biennis (Onagraceae). Também conhecida como Prímula da Tarde (porque suas flores se abrem ao entardecer), é uma planta nativa da América do Norte e tem sido utilizada da medicina indígena para fins terapêuticos. É um óleo muito rico em ácidos graxos, principalmente o ácido gama-linolênico (GLA), do tipo ômega 6 primordial para o bom funcionamento do organismo, os quais não são produzidos pelo corpo humano.

Até o momento não existe comprovação científica sobre o seu uso. Mas acredita-se ser um composto capaz de regular os hormônios femininos, principalmente nos períodos pré-menstruais e na Menopausa.

Flor da Prímula

Flor da Prímula

Para que serve o Óleo de Prímula?

Por ser um suplemento alimentar natural, o Óleo de Prímula é mais utilizado pelas mulheres para tratamento dos sintomas da tensão pré menstrual, a famosa TPM, e problemas de pele. Mas nada impede que os homens também possam usufruir dos poderosos benefícios desse remédio natural. Veja abaixo uma relação de situações em que esse óleo pode ser útil:

  • Fornece de ácidos GLA e LA, responsáveis pela boa imunidade do organismo;
  • Diminui a dor da artrite e reduz a inflamação nos casos de artrite reumatoide;
  • Previne a hipertensão arterial;
  • Trata os distúrbios da pele, como eczema, dermatite, psoríase e acne;
  • Controla a diabetes;
  • Evita as rugas, o envelhecimento precoce da pele e os “pés de galinha”;
  • Combate o colesterol ruim (LDL);
  • Traz benefícios comportamentais em crianças hiperativas;
  • Ameniza os sintomas da menopausa como as ondas de calor, TPM como as temidas alterações de humor, diminui as cólicas menstruais, inchaço e dores nas mamas;
  • Ajuda a evitar possíveis problemas de distúrbios orgânicos e de crescimento;
  • Atua como regulador da temperatura do corpo, regulando também a energia gasta pelo organismo nas atividades diárias;
  • Reduz a agregação das plaquetas;

Como o Óleo de Prímula atenua a TPM?

A maioria de nós mulheres sofremos com as alterações hormonais na tensão pré menstrual. Nesses casos o Óleo de Prímula pode ajudar por ser rico em ácido linolênico, conhecido por atuar como anti-inflamatório regulador dos hormônios femininos. Seu uso vai ajudar no controle das alterações súbitas de humor, inchaço e dor nos seios.

Cápsulas de Óleo de prímula

Cápsulas de Óleo de prímula – Pixabay

Quais os benefícios do Óleo de Prímula para a pele?

Por conter uma grande concentração de Acido Linoleico, o Óleo de Prímula estimula a produção de Prostaglandina, que favorece a pele. Por esse motivo podemos usá-lo no tratamento de inflamações como como eczema, dermatite, psoríase e acne. Também pode ser usado para fortalecer o sistema imunológico, combater o envelhecimento precoce e até mesmo atuar no combate ao câncer de mama.

Seu uso e recomendações

Oleo de Primula como tomar

O Óleo de Prímula pode ser consumido diariamente (para maior proveito de seus benefícios). Pode ser acrescentado à salada e nos molhos sem esquentar. Também pode ser consumido em forma de cápsula, que deve ser indicada por um nutricionista. Geralmente esse óleo pode ser encontrado em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Embora seja um produto natural podem ocorrer efeitos colaterais como por exemplo: Náusea, dor de cabeça, diarreia e dor de estômago.

Oleo de Primula efeitos colaterais

É contraindicado para as pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos, de epilepsia e esquizofrenia. Também não deve ser utilizado durante a gravidez.

Uso do Óleo de Prímula na salada

Espero que tenham curtido o nosso artigo sobre o Óleo de Prímula. Se tiverem alguma dúvida sobre esse assunto ou algo a acrescentar deixe nos comentários. Aproveite e deixe sugestões de temas que gostariam de ler nos próximos posts. 🙂

 

By | 2018-11-05T18:35:19+00:00 novembro 5th, 2018|Categories: Bem Estar|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment