You are here:--Dieta dukan: 4 passos infalíveis para a perda de peso

Dieta dukan: 4 passos infalíveis para a perda de peso

Dieta dukan: 4 passos infalíveis para a perda de peso

Preparamos uma lista com as 4 fases da dieta dukan, desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan. Tenho certeza que este artigo vai ajudar quem deseja realizar essa dieta de maneira simples e fácil. Quanto mais você investir no cuidado com o seu corpo, melhores serão os resultados a longo prazo.

Antes de te falar sobre essa dieta eu preciso que você saiba que tudo depende do peso de cada indivíduo e de quanto se deseja perder. Muitas pessoas acreditam que o desenvolvimento dessa dieta exige muito empenho, mas basta ter noção de quais alimentos consumir no dia a dia para garantir um resultado surpreendente.

Seguindo as dicas a seguir, você conseguirá perder peso de forma fácil e rápida e ainda manter a saúde em dia. Veja o passo a passo da dieta dukan.

1ª fase

Na primeira fase dessa dieta, conhecida como “fase de ataque”, são permitidos apenas alimentos com proteínas. Ou seja, carboidratos e doces ficam fora dessa conta. A proteína tem papel essencial na produção de anticorpos e renovação de tecidos, além de possibilitar um emagrecimento rápido. Entretanto, consumir apenas alimentos com alto teor proteico pode colocar em risco a saúde, pois o funcionamento saudável do corpo exige o consumo de substâncias variadas. No caso da dieta dukan, as proteínas estão concentradas especialmente nesta primeira fase. E você deve se perguntar: quais são os alimentos e quantidades indicadas nesse momento?

As carnes magras, em geral, representam uma excelente fonte de proteína. Então, coloque sempre aquele frango grelhado na sua dieta diária. Mas é importante controlar o que se usa na hora do preparo – por isso a opção grelhada é a mais saudável. Não adianta consumir carne branca frita, pois o óleo condiz com o grupo de gorduras e faz com que o indivíduo saia do trilho da proposta.

Outra fonte de proteína está nos ovos. Uma ótima opção para o café da manhã, os ovos mexidos dão mais sabor a esse momento do dia e podem ser preparados diretamente em uma frigideira antiaderente – sem o uso de óleo. No caso do preparo de omeletes, é preciso ter cuidado na hora de incluir outros ingredientes que fujam da restrição da dieta dukan.

Na parte de laticínios, iogurte e leite desnatado devem fazer parte dessa primeira etapa da dieta. Para os lanches da manhã e da tarde, peito de peru e queijo cottage unem o útil ao agradável. Além disso, recomenda-se a ingestão de 1 colher de aveia (com o iogurte, por exemplo) que ajuda a saciar a fome e deixar a alimentação mais saudável.

Quantidades recomendadas:

-Café da manhã

1 copo de leite desnatado

1 colher de aveia

2 fatias de queijo e presunto

Café com leite (sem açúcar)

-Lanche

1 iogurte desnatado

-Almoço e Jantar

1 filé de carne vermelha

Cobertura de queijo e presunto ou camarão

-Lanche

1 copo de leite desnatado

2 fatias de tofu

3 fatias de presunto

Essa fase tem duração de 3 a 5 dias.

2ª fase

A segunda fase da dieta dukan, chamada “fase do cruzeiro”, é o período quando se passa a incluir legumes e verduras às proteínas. Aqui, ainda não entram os temidos carboidratos. Esses novos alimentos incluídos devem ser cozidos apenas em água e sal ou crus. Entre os doces, apenas gelatina (na versão light) é permitida.

Além dos legumes, também entram em cena alguns temperos para dar mais sabor aos alimentos, como azeite, limão e vinagre balsâmico. Nessa fase, berinjela e abobrinha integram a lista de possibilidades, assim como alface, aipo, tomate e pepino. Os carboidratos permanecem proibidos e intercala-se 1 dia apenas com proteína e 1 dia com proteína e legumes. No dia só com proteínas, é importante consumir uma porção de Goji.

Essa fase da dieta dukan dura cerca de 1 semana.

Quantidades recomendadas:

-Café da manhã

1 copo de leite de desnatado

1 colher de aveia

2 fatias de queijo com tomate

Lanche da manhã

2 fatias de queijo

2 fatias de presunto

Almoço e Jantar

Filé de carne com molho de tomate

Salada de pepino

Alface à vontade

Berinjela

Lanche:

1 iogurte desnatado

1 porção de Goji

2 fatias de queijo

3ª fase

Agora é a etapa para consolidar a dieta dukan após as semanas iniciais. Finalmente, frutas, carboidratos e queijos variados estão liberados para consumo em pequenas porções. O arroz integral ou macarrão, por exemplo, podem ser consumidos duas vezes por semana. E para melhorar a situação, você pode fazer duas refeições completas com quaisquer alimentos liberados dentro da dieta e uma taça de vinho ou copo de cerveja. Entretanto, as outras fontes de carboidratos continuam proibidas no dia a dia. Algumas frutas também devem ser evitadas por conta do alto teor calórico, a exemplo da cereja, uva e banana.

A 3ª etapa da dieta dukan dura cerca de 10 dias para redução de 1 kg. Ou seja, se você deseja perder 5 quilos, por exemplo, deve manter a dieta por 50 dias.

Quantidades recomendadas:

-Café da manhã

1 copo de leite de desnatado com 1 colher de sopa de aveia

1 fatia de pão integral com queijo e tomate

Lanche

1 maçã

1 fatia de queijo

Almoço e Jantar

Filé de peito de frango

Molho de tomate

Arroz integral

Salada de legumes

-Lanche:

1 iogurte desnatado

1 porção de Goji

1 fatia de pão integral com queijo

4ª fase

Finalmente, após tanto esforço, você chegou à fase de estabilização da dieta dukan. Nela, pode ingerir todos os alimentos sem restrições, mas deve seguir algumas orientações. A dieta da primeira fase, da proteína, deve ser realizada 1 vez por semana. Além disso, é preciso ingerir 3 colheres de aveia diariamente, 3 porções de frutas e beber bastante água – cerca de 2 litros.

Os exercícios físicos também entram na rotina com 20 minutos diários e o praticante deve substituir o elevador pelas escadas para ajuda a manter o peso certo. Sempre prefira os produtos integrais para melhor funcionamento do intestino. Aprenda a apreciar o café sem açúcar e tome apenas refrigerante zero de vez em quando.

Após todo o processo da dieta dunkan, seu corpo já estará mais acostumado aos alimentos saudáveis e o possível mal-estar inicial terá passado completamente. Caso caia em tentação em alguma das fases, volte ao começo para não perder o ritmo e reduzir o peso de forma significativa. Especialmente nos meses que antecedem o verão, essa é uma forma rápida e prática de perder alguns quilos e modelar o corpo junto à prática de exercícios físicos. No momento em que todos os alimentos forem liberados, tome cuidado para não cair na tentação de recuperar o tempo e o peso perdidos. Confira o cardápio para a fase de consolidação da dieta.

Quantidades recomendadas:

-Café da manhã

1 copo de leite de desnatado

1 colher de aveia

2 fatias de pão integral com queijo minas

-Lanche da manhã

1 fruta

3 castanhas

Almoço e Jantar

Filé de carne

1 colher grande de arroz

1 concha de feijão

Salada

1 fruta

Lanche:

1 iogurte desnatado

1 colher de aveia

4 torradas com ricota

A dieta dukan pode funcionar muito bem para algumas pessoas, mas nem todas se adaptam facilmente – especialmente aquelas com alimentação desregrada. O corte repentino de açúcar refinado, por exemplo, pode causar cefaleia, tontura, enjoo e perda de apetite. Tal mal-estar também se apresenta pelo consumo reduzido de calorias e pela readaptação do corpo diante dessa nova conjuntura.

Além disso, é importante lembrar que a dieta dukan não se trata de reeducação alimentar. Portanto, uma pessoa pode perder peso durante esse período e voltar a comer exageradamente, o que desencadeia o famoso efeito sanfona. A necessidade de nutrientes diversos na alimentação também varia de acordo com cada indivíduo, por isso a orientação de um nutricionista é fundamental para resultados a longo prazo.

De qualquer forma, a dieta dukan pode ser um começo para a reeducação alimentar, pois estimula a ingestão de alimentos mais saudáveis, como frutas e aveia. Para manter os hábitos adquiridos e não perder a empolgação durante o tratamento, a melhor opção é aprender diversas receitas com os ingredientes permitidos em cada etapa. Dessa forma, é possível variar o cardápio sem perder o sabor e o prazer na ingestão dos alimentos.

Nesta lista eu coloquei os itens que eu julgo mais importantes para que você consiga seguir a dieta dukan e ter resultados incríveis no seu corpo.

By | 2017-10-06T21:46:47+00:00 outubro 11th, 2015|Categories: Saúde|Tags: |0 Comments

About the Author:

Leave A Comment